Trabalho de Conclusão de Curso

A essência da formação em uma pós-graduação é o desenvolvimento de um trabalho de conclusão resultante de profunda investigação científica orientada por um pesquisador dedicado ao tema escolhido. A Espweb conta com dezenas de orientadores, mestres e doutores, com atuação em tempo integral na UEM.

Durante a realização das disciplinas o discente poderá escolher um pesquisador, atuante na área de seu interesse, para auxiliar na escolha de um tema relevante. Cada discente terá um orientador (1h/semana) que poderá ser escolhido na relação dos orientadores disponíveis na Universidade Estadual de Maringá (UEM) para este curso e deverá desenvolver e apresentar um trabalho de conclusão.

Após a escolha do orientador o discente deverá elaborar uma Proposta de Monografia ou Artigo, em comum acordo com seu orientador, e entregar na secretaria até a data definida pelo coordenador do curso.

Trabalho de conclusão de curso

O trabalho de conclusão, elaborado individualmente nas modalidades de monografia ou artigo científico, deverá versar sobre um tema ou assunto relacionado aos conteúdos ministrados no curso. O aluno deverá optar formalmente por uma das modalidades (monografia ou artigo científico), com a concordância do orientador. Cada orientador poderá orientar no máximo cinco discentes.

O trabalho de conclusão deverá ser redigido em português, de acordo com os procedimentos abordados na disciplina Iniciação à Pesquisa em Informática utilizados na elaboração de trabalhos científicos, e será objeto de apresentação em sessão pública.

O discente receberá as instruções para escolha do tema e do orientador do trabalho de conclusão na disciplina INICIAÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA.

A data limite para entrega do trabalho de conclusão será definida em cronograma constante da Proposta de Projeto de Monografia/Artigo, elaborada pelo discente em conjunto com seu orientador, ou até a data definida pelo coordenador do curso.

A avaliação dos trabalhos de conclusão será feita por uma comissão julgadora constituída por 3 (três) docentes com a titulação mínima de mestre, um dos quais será o orientador que a presidirá. O resultado será expresso em termos de aprovado ou reprovado. Será considerado aprovado o trabalho de conclusão avaliado com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

A avaliação (apresentação em sessão pública – defesa) deverá ser realizada no prazo máximo de 30 dias a contar da data da entrega do trabalho de conclusão à coordenação.

A UEM expedirá, por meio do órgão de controle acadêmico (DAA), os certificados de conclusão de curso aos discentes que tenham sido aprovados em todas as disciplinas, bem como no trabalho de conclusão e cumprido com as demais exigências do curso. Os certificados serão acompanhados do histórico escolar, emitidos de acordo com a legislação vigente no país. A UEM não concede prorrogação de prazo para elaboração do trabalho de conclusão.

Discentes que não satisfizerem as condições estabelecidas, tendo concluído um mínimo de 2 (duas) disciplinas, poderão obter até 2 (dois) certificados de atualização em disciplinas. Os certificados de conclusão somente serão expedidos aos discentes que:

  • Entregarem cópias de seu trabalho de conclusão em sua versão definitiva ao coordenador do curso no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da defesa;
  • Não estiverem matriculados em caráter excepcional;
  • Não estiverem inadimplentes.