Disciplinas

Durante o curso da ESPWEB você será apresentado a diversas disciplinas necessárias para uma formação de excelência, completando um total de 360h de aula. Confira cada uma das disciplinas apresentadas, clique para mais informações sobre a disciplina.

A Interação Humano-Computador (abreviado como IHC), um campo relativamente novo dentro da área de informática e principalmente no mercado brasileiro, está cada vez mais ganhando destaque no desenvolvimento de produtos de software, criando uma busca no mercado por profissionais que conheçam da área. A Experiência do Usuário (abreviado como UX do inglês User Experience) e o Design de Interação guiam as reações do sistema em resposta às ações dos usuários, baseando-se nos conceitos da usabilidade e design centrado no usuário.

Nesta disciplina introdutória de IHC irá ser apresentado ao aluno como desenvolver sistemas que atendam aos objetivos do negócio e também proporcione uma agradável experiência aos usuários. Os principais tópicos abordados serão:

  • Apresentação geral de modelos da Interação Humano-Computador;
  • O uso de cenários, padrões e princípios de design para concretizar a melhor estrutura de interface e interações;
  • Como avaliar sua interface e verificar atributos de qualidade.

Carga horária: 25h

Professor

Professor Dante

Dante Alves Medeiros Filho

Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Currículo Lattes

O mercado de dispositivos móveis só cresce e a plataforma Android é a que mais se destaca. Sua principal virtude é ser um sistema operacional de código aberto e cada vez mais empregado por diversos fabricantes de aparelhos.

A disciplina de Programação para Dispositivos Móveis com Android aborda o desenvolvimento com Android SDK, desde os fundamentos básicos até artifícios avançados. Você será apresentado à tópicos que incluem:

  • Aprenda a plataforma do Android e seu ambiente de execução em detalhes;
  • Construa interfaces com componentes avançados;

Pré-requisitos: Análise e Programação orientada a objetos; Fundamentos da Linguagem Java; Desenvolvimento de aplicações WEB.

Carga horária: 30h

Professor

Professor Munif

Munif Gebara Junior

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Currículo Lattes

Com o crescente avanço dos dispositivos móveis, outro grande destaque do mercado é o iOS, sistema operacional de código fechado desenvolvido pela Apple e utilizado em seus dispositivos. Sua grande vantagem é a pouca fragmentação da plataforma e a fama e possuir qualidade em seus produtos.

A disciplina de Programação para Dispositivos Móveis com iOS aborda o desenvolvimento de aplicações no ecossistema da Apple, e inclui fundamentos básicos até os mais avançados. Você será apresentado à tópicos que incluem:

  • Aprenda a plataforma do Apple iOS e seu ambiente de execução em detalhes;
  • Construa interfaces com componentes avançados;

Pré-requisitos: Análise e Programação orientada a objetos; Desenvolvimento de aplicações WEB.

Carga horária: 35h

Professor

Professor Marcos

Marcos Dias Vendramini

Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Paranaense

Nos últimos anos, arquitetos da informação também ficaram conhecidos como User Experience (UX) Designers, Designers de Interação ou Especialistas em usabilidade. Porém, de forma geral, dentro das áreas do IHC, os arquitetos de informação trabalham na arte e ciência de organizar e rotular páginas web e sistemas para aprimorar a usabilidade.

O UX Design é uma carreira multidiciplinar que envolve áreas da publicidade, da imprensa e das áreas específicas do tema o qual o trabaho é relacionado. Nessa disciplina será abordados temas que incluem:

  • Construção de um Roadmap, ou seja, o roteiro do desenvolvimento do projeto
  • Definição de métricas de sucesso do projeto e do design do produto
  • Criação dos personas, dos modelos conceituais e dos blueprints da aplicação. Além de testes de usabilidade baseados em heurísticas.

Pré-requisitos: Fundamentos de Interação Humano Computador.

Carga horária: 25h

Professor

Daniel de Andrade Varela

Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Gerenciamento de Projetos e Governança

A web é fundamentada na troca de arquivos que utilizam a mesma linguagem: o HTML. Esta linguagem de marcação permite gerar documentos que podem ser lidos e visualizados em praticamente qualquer tipo de computador ou dispositivo e transmitidos pela internet. Aprender HTML é fácil, mas aprender as boas práticas para desenvolver sistemas para web que sejam flexíveis e acessíveis é o diferencial no mercado.

Voltada ao desenvolvimento da camada de apresentação, essa disciplina aborda a criação de documentos em HTML, acrescentando as funcionalidades do novo HTML5, além de tirar o máximo do CSS, incluindo as novas possibilidades do CSS3, visto tudo com código semântico, tableless e outras boas práticas. Os principais tópicos abordados serão:

  • Os fundamentos do hipertexto e recomendações da W3C com foco em semântica e acessibilidade;
  • Estilização e formatação de elementos do HTML;
  • Técnicas de desenvolvimento para HTML;
  • A utilização do CSS para várias mídias e dispositivos e técnicas de design responsivo.

Pré-requisitos: Conhecimento prévio de lógica de programação e familiaridade com Web, editores de texto e manipulação de arquivos em disco.

Carga horária: 35h

Professor

Professor Thiago

Thiago Prado de Campos

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Maringá

Currículo Lattes

A criação de páginas dinâmicas hoje em dia é fundamental para qualquer aplicação web bem sucedida. É preciso que o desenvolvedor de interfaces web tenha um bom conhecimento de programação para o front-end do software.

Por isso, a disciplina aborda principalmente a linguagem, os fundamentos e as novas tecnologias do JavaScript, com a manipulação dos elementos e de eventos da página e técnicas de requisições assíncronas aos servidores. Tudo isso aliado às boas práticas de script não-obstrutivo e cross-browser com otimizações para melhorar a velocidade de carregamento da página. Principais tópicos:

  • Orientação a objetos para prototipação, identificadores, variáveis e constantes;
  • O modelo de objeto do documento e a árvore de objetos de um documento (DOM);
  • Requisições assíncronas, JSON e técnicas de AJAX;
  • Conceitos de frameworks front-end e jQuery;
  • Visão geral de APIs do HTML5: canvas, audio e video, geolocation e storage.

Pré-requisitos: Conhecimento prévio de lógica de programação e algoritmos; Familiaridade com Web, editores de texto, navegadores e manipulação de arquivos em disco; Conhecimento de HTML e CSS;

Carga horária: 35h

Professor

Professor Thiago

Thiago Prado de Campos

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Maringá

Currículo Lattes

Aprenda a linguagem orientada à objetos mais usada no mundo, de código aberto e que está presente em vários lugares: desde celulares até servidores. Isso tudo proporciona ao desenvolvedor uma gama de possibilidades de sistemas a serem desenvolvidos.

Você será exposto aos poucos a problemas cada vez mais complexos com soluções através da orientação a objetos em linguagem Java. Também serão abordados tópicos como:

  • A máquina virtual Java e instalação do ambiente de execução;
  • Conceitos da linguagem e suas principais características, com desenvolvimento em IDEs atuais;
  • Conexões com banco de dados através de APIs da plataforma.

Pré-requisitos: Conhecimento prévio de lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados.

Carga horária: 30h

Professores

Professor Edson

Edson Oliveira Junior

Doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo

Currículo Lattes


Professor Wagner

Wagner Igarashi

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina

Currículo Lattes

O grande triunfo do Java está na web. Com a especificação JEE e APIs robustas, Java hoje é uma das linguagens mais utilizadas em servidores de aplicações web do mundo inteiro. Com isso torna-se fundamental um desenvolvedor web conhece-lá e dominar suas especificações.

Após o conhecimento dos fundamentos da linguagem, partimos para o desenvolvimento de aplicações web. Esta disciplina não visa apenas mostrar os conceitos básicos de programação, mas também fundamentar e aplicar os alunos no padrão arquitetural MVC. Serão vistos também os seguintes tópicos:

  • Mapeamento objeto relacional e conexões com banco de dados com JPA e Hibernate;
  • A Especificação JEE com Servlets, JSP, JSTL e configurações do container Apache TomCat;
  • A criação de componentes e o uso de JSF.

Pré-requisitos: Ter cursado Fundamentos da Linguagem Java; Ter cursado Programação Front-End Avançado; Análise e Programação orientada a objetos; Banco de dados: Criação de tabelas, consultas e garantias de acessos; Redes de computadores: Arquitetura cliente-servidor, endereçamento e portas; Protocolo HTTP;

Carga horária: 40h

Professor

Professor Munif

Munif Gebara Junior

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Currículo Lattes

Os sistemas de sofware estão em constante evolução e por isso, a manutenção do software chegam a consumir 75% do custo total do seu ciclo de vida, segundo especialistas. A Gerência de Configuração de software surgiu com a necessidades de controlar modificações e manutenções, por meio de métodos e ferramentas, e maximizar a produtividade e minimizar erros.

Nessa disciplina serão abordados temas que incluem:

  • Estratégias de organização do trabalho de desenvolvedores;
  • Gerência de configuração referenciada em normas, procedimentos, políticas e padrões.
  • Versionamento de código para fácil lançamento de novas versões do produto.

Pré-requisitos: Conceitos sobre Engenharia de Software, Processo de Engenharia de Software e Modelos de Ciclos de Vida de Software.

Carga horária: 20h

Professor

Professor Ricardo

Ricardo Theis Geraldi

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá

Currículo Lattes

A iniciação à pesquisa em informática é considerada uma disciplina que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica. Serve de ferramenta de apoio teórico e metodológico para formação de uma nova mentalidade no aluno. Tem por objetivo a aproximação e a realização da pesquisa e a elaboração de trabalhos técnico-científicos, promovendo convivência com o procedimento e a metodologia adotada na ciência formal e em tecnologia. Veremos tópicos como:

  • Os conceitos fundamentais da pesquisa e do método científico;
  • A produção de textos técnico-científicos, com estrutura, fundamentação teórica e terminologia adequada;
  • Métodos de coleta de dados de pesquisa e análise dos resultados.

Carga horária: 30h

Professores

Professor Renato

Renato Balancieri

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina

Currículo Lattes


Professora Aline

Aline Maria Malachini Miotto Amaral

Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Currículo Lattes

Boas práticas de programação e o desenvolvimento de clean code são fundamentais para que um projeto alcance sucesso. Afinal, além de escrever-se código para resolver o problema, deve-se escrever código para outras pessoas lerem.

Nessa disciplina serão abordadas as principais técnicas de código limpo e efetivo com a utilização de boas práticas consagradas no mercado que incluem:

  • A importância dos padrões de projeto e para que servem.
  • Princípios de programação sólida
  • Abstraindo objetos e estados complexas com soluções pré-moldadadas ao problema.

Pré-requisitos: Análise e Programação orientada a objetos;

Carga horária: 20h

Professor

Professor Edson

Edson Yanaga

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Gerenciamento de projetos para Web é uma disciplina essencial para o desenvolvimento de software para web. Veremos tópicos como:

  • Planejamento e Controle de Projetos para Web;
  • Gerenciamento de E-Business e Governo Eletrônico;
  • M-Business ou Negócios Móveis.

Carga horária: 20h

Professora

Professora Thelma

Thelma Elita Colanzi Lopes

Doutora em Informática pela Universidade Federal do Paraná

Currículo Lattes

A web se tornou o principal mecanismo de consumo de informação da atualidade, e com um mercado de conteúdo tão grande, é necessário filtrar o que é realmente relevante quando fazemos uma pesquisa. Um sistema de recomendação é utilizado para selecionar itens com base nos interesses dos usuários conforme o contexto o qual estão inseridos.

Sistemas de recomentação combinam várias técnicas computacionais para atingir seus objetos. Nessa disciplinas serão abordados tópicos fundamentais para o conhecimento desse tipo de sistema que incluem:

  • A recomendação baseada na contextualização
  • Recomentações baseadas em conteúdo, recomendações colaborativas e métodos híbridos.
  • Avaliação da qualidade do sistema de recomendação.

Carga horária: 20h

Professor

Professor Marcos

Marcos Aurélio Domingues

Doutor em Ciência de Computadores pela Universidade do Porto

Currículo Lattes

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

A disciplina de empreendedorismo pretende mostrar ao aluno uma nova visão empreendedora e criativa, aplicando os principais conceitos da área empresarial. Serão abordados temas como:

  • O ambiente de negócio da empresa e de instituições;
  • As características do empreendedor e suas tipologias;
  • A elaboração e concretização de um Plano de negócio.

Carga horária: 10h

Professor

Professor Fabrízio

Fabrízio Meller da Silva

Doutor em Administração pela Universidade Positivo e Especialista em Gestão Internacional

Currículo Lattes

Critérios de Avaliação

As avaliações serão realizadas por meio de trabalhos práticos. Será considerado aprovado, em cada disciplina, o aluno que obtiver frequência mínima de 75% das aulas ministradas em cada disciplina e nota final igual ou superior a 7,0 (sete).

O discente que em determinada disciplina atingir nota final inferior a 7,0 (sete), porém maior ou igual a 5,0 (cinco), poderá submeter-se a uma nova avaliação, prevalecendo, para registro, a maior nota obtida. Esta nova avaliação deverá realizar-se até 30 dias após o término da disciplina, podendo ser efetuada no máximo em duas disciplinas, mediante requerimento ao coordenador do curso, até 5 (cinco) dias úteis após a publicação dos resultados.

Poderá ocorrer concessão de aproveitamento de estudos nos casos de disciplinas de cursos de pós-graduação, no mesmo nível, cursadas em tempo não superior a 4 (quatro) anos, em instituições reconhecidas pelo Órgão Federal pertinente. O aproveitamento de estudos não poderá exceder a um terço da carga horária do curso.

A solicitação de aproveitamento de estudos de disciplina, acompanhada do histórico escolar, com a nota e frequência, o programa e a qualificação dos professores responsáveis, deverá ser protocolizada, ao coordenador do curso, até 15 (quinze) dias antes do início da disciplina equivalente a ser oferecida no curso.

Além das disciplinas, o aluno deverá ser aprovado na elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para obter o título de Especialista.